CPA vs Marketing de Afiliados: O que você precisa saber

5/5 - (1 vote)

Se você está interessado em trabalhar gerando receita na internet e até mesmo estruturar fazendo a intermediação entre um produto e clientes você tem duas opções: Trabalhar com marketing de afiliados ou trabalhar com CPA. Você conhece a diferença entre eles? Sabe quais as vantagens de uma forma ou outra de atuação?

Marketing de Afiliados

Se você acompanha o mercado digital certamente já ouviu falar do marketing de afiliados. O marketing de afiliados nada mais é do que uma forma de remuneração onde você promove produtos de terceiros e ganha uma comissão por cada venda.

Normalmente o afiliado se cadastra em algum marketplace como a hotmart, eduzz, monetize e clickbank. Após o cadastro o afiliado analisa ofertas e de posse de um link ele pode divulgar o produto em diversas fontes de tráfego como Google Ads, Facebook, Uol Cliques, Bing entre outras.

O afiliado profissional precisa desenvolver uma série de habilidades como entender das principais fontes de tráfego pagas, estratégias de tráfego orgânico, escrever textos persuasivos (copy) entre outras.

Marketing de CPA

O marketing de CPA significa (Custo por Ação ou até mesmo Custo por Aquisição).

O CPA está disponível para praticamente qualquer coisa, da mesma forma que o marketing afiliado. Você pode encontrá-lo para uma variedade de produtos e serviços, em uma ampla gama de nichos.

Uma diferença entre marketing de afiliados e CPA é que geralmente o marketing de afiliados vem do vendedor dos produtos, que podem ser físicos ou digitais. O CPA, por outro lado, vem de redes com uma variedade de ofertas, normalmente as ofertas vem de empresas. Essas redes possuem regras e critérios para aprovar afiliados.

Uma outra diferença entre CPA e marketing de afiliados é que a forma de remuneração não se limita apenas a venda. No CPA você pode monetizar através de ações que os leads podem executar como por exemplo, baixar um aplicativo, realização de um cadastro, entre outras.

Para entender mais profundamente o que é uma rede de CPA você pode ler o artigo O que é CPA?

Muitos afiliados estão ingressando no marketing de CPA atraídos por comissões diferenciadas e até mesmo pelo fato de ter a possibilidade de ganhar em dólares. A grande questão é que independente de qual forma você escolha trabalhar é fundamental que você tenha profundos conhecimentos em como gerar tráfego qualificado pois essa será um critério utilizado pelas redes de CPA para te aceitar como afiliado. Vale ressaltar também que cada rede de CPA possui suas regras para divulgação de seus produtos, o que reduz bastante algumas práticas ruins de afiliados amadores de se fazer SPAM nas mais diversas redes sociais.

Para aprender mais sobre o funcionamento de uma rede de cpa leia também o artigo Como Funciona uma Rede de CPA?

Qual Devo Usar?

Recomendo que você atue tanto como afiliado como com CPA. Uma coisa não impede a outra. Ambas as formas de atuação na internet são vantajosas e possuem características específicas.

Talvez nesse momento você esteja se perguntando. Qual estratégia e a melhor? Onde posso ganhar melhor?  A resposta é, depende. Você pode faturar muito bem trabalhando com CPA e com marketing de afiliados. Tudo vai depender da estratégia que você estiver adotando e do quão eficiente você é em gerar um tráfego qualificado e a conversão do mesmo. Você pode sim faturar muito bem com sites de nichos, tanto atuando como afiliado quanto com CPA. Se você projetar seu site corretamente e integrar seus anúncios em seu conteúdo com a divulgação apropriada, você pode converter bastante leads em clientes.

Conclusão:

Um fator muito importante para que você tenha sucesso atuando com CPA é estar em contato com os gerentes das redes de CPA. Normalmente os gerentes sabem as ofertas que mais estão convertendo no momento e podem te dar boas dicas de como aumentar seu faturamento fazendo investimento de forma mais otimizada.